quarta-feira, 4 de setembro de 2013



Discurso do Padre Marcelino Elias de Macedo, durante missa de posse no dia 25 de agosto de 2013, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Luis Correia.

Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Dom Alfredo
Excelentíssima Sra. Adriane Prado, Prefeita de Luis Correia, em nome de quem saúdo as demais autoridades aqui presentes.

Queridos paroquianos de Luis Correia, amigos e amigas,
“No coração da Igreja serei o amor” com esta belíssima frase de Santa Teresinha, hoje eu quero reafirmar o meu amor para com a Igreja. A Igreja é o corpo místico de Cristo. É o Cristo presente nos que foram incorporados no batismo e são chamados a viver como uma nova família de Deus na fé, amor mútuo e no serviço ao próximo.
O Padre exerce a função central ao tornar concreto o mistério da Igreja. Ele exerce em nome de Cristo, ele é chamado pela a Igreja, formado pela a Igreja, ordenado pela a Igreja e na Igreja. É sempre a Igreja que lhe confia à missão. Por esta razão, irmãos e irmãs aqui estou para servir esta porção do povo de Deus de Luis Correia que a Igreja agora me confia. 
Dom Alfredo, obrigado pelas as oportunidades que o senhor tem me dado de conhecer pessoas tão boas na minha vida de Padre. Ter sido padre de Buruti dos Lopes durante sete anos e sete meses foi uma grande graça de Deus. Hoje vim para Luis Correia é outra grande graça que recebo. “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar”. As paróquias por onde passei todas me deram oportunidades de grande aprendizado. Matias Olimpio, Luzilândia, Cocal e Buruti dos Lopes, por todas essas cidades me apaixonei e me deixei amar, pois entendo que o amor é a alma, o combustível da missão.  Pedi sempre a Deus que me ajudasse  a entender que eu não cheguei primeiro nas paróquias, primeiro que eu chegou o Espírito Santo de Deus, ele que age, realiza e fecunda. Eu sou um servo, um aprendiz da vinha do Senhor.
A paróquia agora é na cidade de Luis Correia, paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição que me faz recorda do meu chamado vocacional. Foi em um festejo de Nossa Senhora da Conceição que senti o chamado para a vida sacerdotal. Não tendo Igreja/capela na minha comunidade de origem minha irmã rezou a novena em honra a Nossa Senhora da Conceição na sua própria casa, lá Deus me fez ouvir sua voz como fez com Abraão na Sarça Ardente. Também quando comecei meus estudos fui morar em Pedro II na casa paroquial com Mons. Lotário aqui presente para quem peço uma salva de palmas... Paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Hoje aqui quero me colocar a serviço desta paróquia Nossa Senhora da Conceição, unir-me a todos desta cidade para juntos com a graça de Deus possamos fazer com que a Igreja continue sendo um lugar de encontro, lugar de partilha e de acolhimento. Luis Correia é a terra do sol, dos ventos, das dunas e das delícias do mar, é também terra de grandes desafios. Portanto precisamos ser sal da terra e luz do mundo para que  nos bons ventos possamos chegar até os corações feridos, amargurados, desiludidos e desamparados. Deus nos encoraja nesta jornada.
Por fim e não por último quero agradecer a todos aqui presentes o apoio e companhia. Agradeço de coração o povo de Buriti dos Lopes que tanto me acolheu e me ama quero dizer a vocês que vos amo de verdade. Agradeço a Pe. Herinque que tão bem conduziu esta paróquia ao longo destes anos, Deus o abençoe nos seus estudos e o ilumine na vida. Agradeço a Dom Alfredo pela a confiança a mim dispensada. Agradeço a todos os paroquianos desta paróquia mãe que hoje me acolhe. Agradeço aos catequistas e os parabenizo pelo o seu dia e testemunho de fé.
Maria, mãe de Deus e nossa mãe cubra-nos com seu manto de amor, guarde-nos na paz do seu olhar. Anime nossa caminhada missionária e nos dê a consciência de que a obra é de Deus e a missão é nossa!

                                                                                                                            Por Renato Santos
                                                                                                                                    Editor BlogJAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário