segunda-feira, 26 de maio de 2014

  
#formação

A JOVEM MARIA.


“O anjo do Senhor foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma jovem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi”. Lc 1, 26-27

Nos primeiros versículos do evangelho de Lucas, é assim que Maria, mãe de Jesus se caracteriza: UMA JOVEM PROMETIDA A CASAMENTO. A jovem recebe a notícia dada pelo o anjo Gabriel que Ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, a mãe de Jesus Cristo. E diante deste convite o seu primeiro sentimento foi de medo, não do Anjo, mas do grande desejo que o Pai lhe revelava. Mas o medo não ganhou força no coração de Maria, logo ela diz: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Diante desta grande graça da história de Jesus que quis nascer de uma mãe e assim dar ao mundo não só a sua graça que nos bastar, mas a graça de sua mãe que nos auxilia. Como jovens somos convidados a imitar o exemplo de Maria e sermos assim corajosos em responder SIM A VONTADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. 
Três exemplos de Maria nos auxiliam em darmos a nossa resposta positiva ao Senhor que também nos chama e quer o nosso sim.

1-Não se deixar dominar pelo o medo: Maria ao receber a visita do Anjo sentiu medo, mas não o deixou vencê-la. Teve a coragem de dizer sim ao chamado de Deus e abriu-se a graça dada pelo o Espírito Santo. Qual o chamado que Deus te faz? Você tem medo de dizer sim? Você se deixar dominar pelo o medo?

2-Perseverar no SIM: Após Maria ter dito o Fiat (faça-se), ela partiu apressadamente para a casa de sua prima Isabel, e a ela anunciou a boa nova. Isso é muito mais do que perseverar no sim, isso é anúncio. O medo já não existia mais e a coragem de receber o filho de Deus tomava conta do seu coração. Ela se sentia impulsionada a partilhar tamanha alegria. Você tem desistido de cumprir a vontade de Deus? Você ainda está com medo e por isso não partilha com os outros a alegria de ser escolhido por Deus?

3-Deixar-se ser conduzido por Deus: Um discípulo dar os passos, mas o caminho é o Mestre. Maria viveu assim, em nenhum momento acolher o Filho de Deus em seu ventre foi motivo de orgulho, mas sim de humildade e pobreza. Maria deixou-se conduzir por Deus. Na má compreensão de José Ela não se desesperou, pois sabia que Deus estava com Ela. No momento do parto agiu da mesma forma, prova real é que o lugar onde Jesus nasceu foi um lugar improvisado, mas para Ela providenciado por um Deus que não a abandona. Você tem confiado em Deus? Você tem se deixando conduzir por Deus? Você está disposto a viver as surpresas de Deus?

A jovem Maria tem muitos outros exemplos que podem nos ajudar a caminhar na vontade de Deus dando a ele o nosso Fiat (faça-se). Outro mega exemplo foi lá no Calvário, como uma mãe fiel, estava ali sofrendo junto com Jesus. Ela não abandonou aquele nunca a abandonou. Ela se fez forte e confiou que o melhor viria a acontecer. È isso aí, guarde em seu coração esses exemplos de Maria e peça o auxílio da Virgem Mãe para que ela passe na frente lhe conduzindo no caminho de Jesus. E lembre-se: NÃO TENHA MEDO. NÃO DESISTA. E DEIXE QUE DEUS LHE CONDUZA!

Tamujunto com Jesus e Maria.
Nossa Senhora auxiliadora, rogai por nós!



 Por Renato Santos Galeno, integrante Grupo JAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário